quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

pictogramas 1

Chegou a hora de divulgar uma das pérolas do desenho de pictogramas em Portugal (mais virão). Foi no McDonald's de Oeiras que tirei esta fotografia. E é uma pérola porquê? Bom… primeiro pela mensagem escrita que é peculiar, embora a proximidade da praia de Santo Amaro o justifique. Depois, temos o magnífico pictograma que deve ser atentamente analisado:
I) a cruz vermelha, em vez de estar à frente, está atrás, como se o personagem estivesse encostado a uns andaimes, ou a qualquer coisa semelhante;
II) o homem tem ambos os braços decepados e em locais diferentes (afinal não são andaimes mas sim duas lâminas afiadíssimas…)
III) o desenho do homem está feito com 3 (três!) estilos de desenho distintos – cabeça ("síntese por nivelamento", em silhueta pintada com cor plana); tronco e membros (estilo "radiografia" em alto contraste com desenho das formas/músculos em negativo, também sintetizadas (embora o seu braço esquerdo tenha uns músculos menos geometrizados em comparação com os do tronco) e calças (um alto contraste mas agora a partir de uma fotografia realista).
Pode concluir-se que é um curso intensivo das várias tipologias para desenho de pictogramas a uma cor. Bravo!

2 comentários: