Consegui finalmente ir a Évora e fotografar o trabalho de sinalética que eu mais gosto de referir, que é o das placas de orientação turística (hoteleira) da cidade.
Quem está prestes a entrar na lindíssima Évora vindo de Lisboa, por exemplo, se estiver a procurar um determinado hotel, depara-se com a placa mostrada mais à esquerda e fica a saber que: à direita tem a "PENSÃO Mte. DAS FLORES" e que em frente tem "HOTÉIS" escrito 8 vezes, cada uma com um círculo de cor diferente. Alguém percebe o que significam as cores? Nem por isso... serão categorias? não 8 categorias seriam demais. Ao longo da toda a cidade encontrará outras placas tão esclarecedoras como esta, como se pode ver na imagem... Alguém me disse há já algum tempo que estas cores significam zonas geográficas da cidade. Ah!... faz algum sentido mas... se não existe nada que nos ajude a descodificar este código ele deixa de fazer sentido! E... 8 zonas geográficas para Évora? Mesmo se tivesse o código, o visitante iria ficar mais elucidado com a cor do círculo, sobretudo quando vai a conduzir? Claro que não.
O nome do hotel e a sua direcção é a única coisa que um condutor tem tempo para ver numa placa de orientação. Bastaria isso para uma boa sinalização: simples e eficaz.
domingo, 12 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
ja te disse que nao é sinalética
ResponderEliminar