quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Mafra subtraído

Eu sei que tenho sido muito pouco assíduo neste blog.
Foi por isso que quis acabar 2010 com um post de «luxo».
Há anos que sou fascinado por esta placa de auto-estrada (de sinalização turístico-cultural / património). Já falei dela publicamente inúmeras vezes, mas nunca a tinha conseguido fotografar.
Consegui hoje e aqui está ela. Ela existe na A8 e é suposto promover a visita a Mafra.
A razão do meu fascínio tem directamente a ver com a subtracção de toda a ala Norte da fachada do Palácio de Mafra, o que é genial. Será que desapareceu devido a um truque de magia? Será que quem desenhou semelhante coisa achou que não era necessária, uma vez que era simétrica à ala Sul?
Aceitam-se outras sugestões.

5 comentários:

  1. Suponho que está fora de questão demolir a ala Norte? ;) Tantas vezes que passo nesse sítio e nunca reparei num erro tão evidente. Abraço e boas entradas! Miguel Veloso

    ResponderEliminar
  2. Sempre reparei também... afinal sou de cá! Inumeras vezes me questionei sobre quem seria a mente brilhante que teve tal ideia! Ou talvez não, e afinal tenha só e apenas um GRAVE problema de visão que o deve condicionar na profissão ;)
    Gisela Rodrigues (mafarrica)

    ResponderEliminar
  3. Sim, de facto o melhor é mandar demolir. Se a sinalética o diz, que assim seja.

    ResponderEliminar
  4. Eu sou amigo do gajo que fez a placa e ele diz que lhe pediram para fazer o projecto para o que viria a ser o Palácio de Mafra.
    Ele entregou esse projecto e fez a placa de sinalização que fotografaste.
    Depois quando fizeram a obra, notaram que tinham ali uns milhões a mais para gastar, e resolveram fazer a ala norte, porque assim o Palácio ficava simétrico e é mais bonito.
    Esqueceram-se foi de actualizar o desenho da placa da auto-estrada.

    Júri Faustino

    ResponderEliminar