sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Abreviaturas e preposições

Desta vez quero partilhar alguns dos meus ódios de estimação.

O primeiro é o que sinto pelas abreviaturas. Portugal é o seu país. Usa-se e abusa-se. É para poupar espaço, dizem-me. É o caso de "de seg. a sex." ou de "C.tro Com. da Tv. das flores". Nas placas das estradas ainda não consegui fotografar (mas um dia conseguirei) o melhor exemplo de todos que é: "Rib.ra de V.le Fig.ra". Mas porque é que as palavras não são escritas inteiras?
Ninguém consegue explicar aos peritos das Estradas de Portugal que se podem escrever as palavras como elas são? Se não tiver espaço na placa, das duas uma: ou diminui o corpo do texto ou aumenta o tamanho da placa!...

O segundo ódio de estimação é pela tendência de reduzir o tamanho dos artigos e preposições (a, o, de, da, do, dos...). Ninguém poderá explicar aos mesmos peritos que ao reduzir as quantidades menores de informação o olhar é atraído, precisamente, para elas?
Quando os artigos e preposições são do mesmo corpo do resto da informação, elas passam despercebidas!... Assim não...

2 comentários:

  1. Nos EUA também se usa e abusa das abreviaturas, e estas muitas vezes nem sequer têm o ponto a indicar que são isso mesmo, abreviaturas. Exemplos: 'St' (street), 'Rd' (road), 'Ave' (avenue), 'Blv' (boulevard), 'Dr' (drive), 'Expy' (expressway), 'S' (south).
    E siglas então nem se fala. Chega até a ser irritante. Exemplos: PTO (payed time off), EOL (end of life), ETA (estimated time of arrival), COPD (chronic obstructive pulmonary disease), RLS (restless legs syndrome), CF (cystic fibrosis), and so on, and so on...
    E não equeçamos as abreviaturas em diálogo escrito também bastante frequentes. Exemplos: AFAIK (as far as I know), BTW (by the way), IIRC (if I recall correctly), FWIW (for what is worth), IM(H)O (in my [humble] opinion).
    Talvez as coisas em Portugal não sejam assim tão más afinal... :^)

    ResponderEliminar
  2. CUCSP (cada um com os seus problemas)...
    OQFCM (o que é feito da clarividência da mensagem)?

    ResponderEliminar