domingo, 24 de maio de 2009

Di! Di! Di! Dizáin...

Todos nos lembramos do sketch do Gato Fedorento onde Ricardo Araújo Pereira tenta desesperadamente dizer a alguém muito conhecido: "Pe! Pe! Pe...quenas e médias empresas."
Pois eu sinto-me como ele! Já não aguento mais!
Chega de "zain" para aqui e "zain" para ali.
É na rádio, é na televisão, é em todo o lado. Não percebo de onde vem esse "".
É uma espécie de vírus que se espalha rapidamente.
É: "di"! "di"! "di"! "diiiiiiiiiizáin" (o modo com se pronuncia a palavra design, é claro...).
E não me vou estender mais. Se quiserem podem ir ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa em:
http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=1728

3 comentários:

  1. +1
    Este é um dos meus ódios de estimação. Mas acho que já é uma causa perdida. O número de pessoas que pronuncia a palavra incorrectamente é esmagadoramente superior. E o pior é que pessoas involvidas no mundo do design são as primeiras a cometer o erro.

    Vai ser como o caso da palavra "alcoolemia". Foram anos e anos a dizer "alcoolémia"... (o correcto é "alcoolemía")

    PS: Diz aos teus alunos que os chumbas se no final do ano eles continuarem a dizer "dézaine".

    -MSousa

    ResponderEliminar
  2. eu digo DIzain!!! nao estou chumbada pois nao???

    di...

    ResponderEliminar
  3. Eu digo dizaign e defendo a palavra dizaign, já o fiz inclusive no meu blog pessoal, neste texto:http://joao-cacelas.blogs.sapo.pt/161179.html

    Sou um aluno seu (o João também conhecido por "aluno do ecrã amarelo") que ainda hoje na sua aula lhe tinha mencionado que não dava para comentar no seu blog sem ter uma conta no Gmail ou um blog no Wordpress mas parece que agora já dá.
    E já agora, deixo aqui o link para o meu blog, caso lá queira dar uma vista de olhos: http://joao-cacelas.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar