domingo, 17 de maio de 2009

Vota PSDV


Não! Não vou comentar as fotografias dos outdoors do PSD. Vou resistir até ao fim.
Posso comentar o design. Isso posso. Tipo de letra bem escolhido: Neo Tech. Tal como, pelo menos, em 70% dos trabalhos gráficos dos últimos tempos em Portugal (Sebastian Lester, o seu autor, agradece, ou talvez não). A sua irmã – Neo Sans – arrecada 25% dos restantes trabalhos. É o que foi a Dax há uns anos atrás. Mas não era nada disto que eu queria dizer. O que eu queria dizer era que o logótipo destes outdoors cumpre na perfeição um princípio do design de comunicação que é o seguinte:
"Se tu quiseres colocar um ícone figurativo que se pareça com uma letra no meio de uma palavra e se quiseres que ele se leia como essa letra certifica-te que ele é pintado na mesma cor das letras da palavra e que tenha a mesma espessura de traço e que se assemelhe ao seu desenho". Parabéns ao designer que conseguiu divulgar com eficácia a imagem institucional desse grande novo partido que é o PSDV.
Claro que o mérito também tem que ver com aquele desenho estilizado que se parece muito vagamente com uma mão de "vitória": como é vago, lê-se muito melhor o "V". "Bem imaginado", diria...

5 comentários:

  1. Bom devido a este post, penso que não terá a razão total do seu lado. Penso que o V é mesmo para se ler, já que um dos slogans deles, nesta campanha é Partido de verdade... O link paresentado abaixo pode ler-se Politica de Verdade, e se calhar gostavam de ter conjugado Partido social-democrata Verdadeiro ou algo à volta desse sentido. Deixo a idéia no ar...

    ResponderEliminar
  2. Discordo do UpFalling, se quisessem evidenciar a 'política de verdade', punham simplesmente o V junto da mesma frase|slogan. A única diferenciação entre o PSDV é o PSD V, aquele peque espaço entre o D e o V, mas o nosso cérebro não decifra o espaço mas sim a cor e cria uma unidade cromática entre si que para nós e inequívoca.
    De resto foi tudo dito pelo meu estimado professor :)

    PS. Gosto bastante da cara séria da Ferreira Leite com um fundo cinzento por trás... é no mínimo... assustador...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao comentário UpFalling só tenho a dizer que se fosse para ler PSD Verdade ou Verdadeiro não poderia ter o desenho de uma mão a fazer o "v" de "vitória". Quando muito seria PSD Vitória. E mesmo assim não se pode "mexer" ou "brincar" com siglas institucionais.
    Para quando, então, o BE-V, PS-V, o PCP-V (ou CDU-V) ou o PP-V?
    Peço desculpa mas é simplesmente ridículo...

    ResponderEliminar
  5. Sem querer bater mais no ceguinho, ou seja, politiquices à parte: e então e os outdoors pós-eleições?
    Não é que TODA a gente lê:
    «Nunca baixamos os preços»
    em vez de
    «Nunca baixamos os braços».

    O cérebro tem destas coisas…

    ResponderEliminar