Até pode ser impressão minha mas isso são dois cartazes formando um só? Má hierarquização gráfica. Não é preciso falar do tipo de letra utilizado pois não? Não tinham umas 'folhas baby' melhores em termos gráficos para colocar não?
Fazendo uma comparação rápida: Anúncio da Super Bock - Slogan: "Lisboa Menina e Moça" para complementar uma imagem das duas cervejas (mini e normal) e para completar a ideia subjacente do patrocínio às Festas de Lisboa. Excelente escolha de palavras e imagem. É tudo tão bem escolhido que nem sequer dá margem para segundas interpretações. Anúncio dos legumes Vitacress - Slogan: "Gostamos delas pequenas" para ilustrar uma imagem (repetida e invertida duas vezes?!?) de folhas que tanto podem ser pequenas ou grandes... não há nada para comparar. Nesta caso, o pior do anúncio foi escolha de um slogan infeliz porque a associação à pedofilia é mais ou menos inevitável. E isso é o que faz uma boa intenção passar depressa a uma má campanha publicitária!
PS: Excelente escolha de post para comemorar o Dia da Criança! ;o)
Não se conseguem controlar segundos sentidos, as pessoas tiram-nos sempre que lhes apetece. Isso já é da mente de cada um.
Analisando ... As letras estão maiores que as folhas propriamente ditas, o que suponho que seja para salientar o facto das folhas serem pequenas e complementar o slogan. Sinceramente não acho nada de especial. O produto, tive que ir pesquisar para ver o que é, são vegetais, saladas para crianças. Tipo de letra, até nem o acho feio, mas a informação parece-me meio desarrumada. E não se percebe sequer o que é, além de que são folhas, e pequenas.
Não são legumes especiais para crianças, são legumes pequenos para quem os quiser comer. Discordo quando diz que os "segundos sentidos" são inevitáveis. Acho que a publicidade deve fornecer slogan's que não possam correr o risco de ser mal interpretados ou que suscitem piadolas de mau gosto... como acho que é o caso deste anúncio.
Sim concordo, mas o mal está na mente de cada um. Claro que deve ser sugerido de forma a não deixar dúvidas na interpretação, é isso que considero informação ergonómica, é informação cuidada e honesta, para ser bem compreendida. Mas toda a gente tem o dom de poder imaginar, piadolas existirão sempre. Cada um é livre na sua mente e todo o receptor de informação, imagina o que quiser. Daí eu dizer que é inevitável. A mente das pessoas é suja, é mesmo assim. Cada um tem que saber separar as coisas e os contextos por si mesmo. Nós designers, fazemos o que está ao nosso alcance para ser sempre honestos o mais ergonómico possível. (Pelo menos os que são como eu).
Como dizia o Jack, vamos por partes. 1ª questão e a mais importante, vou deixar para último :) 2ª questão: estes vitacress para além de outras coisas falam da agricultura biológica (ver site), que pressupõe, como toda a gente sabe, a exclusão de produtos químicos e de organismos modificados geneticamente, para a sua produção. Isto é, uma agricultura baseada na sustentabilidade. O que é isto de cortarem as plantas antes do seu crescimento? Faz-me lembrar quem não perde a oportunidade de parar na Bairrada para comer o seu leitãozinho! Lembro que é uma cria retirada precocemente da mãe e que ainda mama. É bom não é?... 3ª questão: o design aqui não interessa nada, pois não? Por último e a principal razão para a colocação deste post (confirma-se mestre?), a malícia da frase principal..... eu prefiro que gostem delas grandes! :)
Eu quero :P
ResponderEliminarAté pode ser impressão minha mas isso são dois cartazes formando um só?
Má hierarquização gráfica.
Não é preciso falar do tipo de letra utilizado pois não?
Não tinham umas 'folhas baby' melhores em termos gráficos para colocar não?
Espalhem esse baby love! haha
Abraço
Ah, e aquele 'Gostamos delas pequenas.', claro que é sujeito a pensamentos maliciosos...
ResponderEliminarFazendo uma comparação rápida:
ResponderEliminarAnúncio da Super Bock - Slogan: "Lisboa Menina e Moça" para complementar uma imagem das duas cervejas (mini e normal) e para completar a ideia subjacente do patrocínio às Festas de Lisboa. Excelente escolha de palavras e imagem. É tudo tão bem escolhido que nem sequer dá margem para segundas interpretações.
Anúncio dos legumes Vitacress - Slogan: "Gostamos delas pequenas" para ilustrar uma imagem (repetida e invertida duas vezes?!?) de folhas que tanto podem ser pequenas ou grandes... não há nada para comparar. Nesta caso, o pior do anúncio foi escolha de um slogan infeliz porque a associação à pedofilia é mais ou menos inevitável. E isso é o que faz uma boa intenção passar depressa a uma má campanha publicitária!
PS: Excelente escolha de post para comemorar o Dia da Criança! ;o)
Não se conseguem controlar segundos sentidos, as pessoas tiram-nos sempre que lhes apetece. Isso já é da mente de cada um.
ResponderEliminarAnalisando ... As letras estão maiores que as folhas propriamente ditas, o que suponho que seja para salientar o facto das folhas serem pequenas e complementar o slogan.
Sinceramente não acho nada de especial.
O produto, tive que ir pesquisar para ver o que é, são vegetais, saladas para crianças.
Tipo de letra, até nem o acho feio, mas a informação parece-me meio desarrumada.
E não se percebe sequer o que é, além de que são folhas, e pequenas.
Não são legumes especiais para crianças, são legumes pequenos para quem os quiser comer. Discordo quando diz que os "segundos sentidos" são inevitáveis. Acho que a publicidade deve fornecer slogan's que não possam correr o risco de ser mal interpretados ou que suscitem piadolas de mau gosto... como acho que é o caso deste anúncio.
ResponderEliminarSim concordo, mas o mal está na mente de cada um. Claro que deve ser sugerido de forma a não deixar dúvidas na interpretação, é isso que considero informação ergonómica, é informação cuidada e honesta, para ser bem compreendida. Mas toda a gente tem o dom de poder imaginar, piadolas existirão sempre. Cada um é livre na sua mente e todo o receptor de informação, imagina o que quiser. Daí eu dizer que é inevitável.
ResponderEliminarA mente das pessoas é suja, é mesmo assim. Cada um tem que saber separar as coisas e os contextos por si mesmo. Nós designers, fazemos o que está ao nosso alcance para ser sempre honestos o mais ergonómico possível. (Pelo menos os que são como eu).
Como dizia o Jack, vamos por partes.
ResponderEliminar1ª questão e a mais importante, vou deixar para último :)
2ª questão: estes vitacress para além de outras coisas falam da agricultura biológica (ver site), que pressupõe, como toda a gente sabe, a exclusão de produtos químicos e de organismos modificados geneticamente, para a sua produção. Isto é, uma agricultura baseada na sustentabilidade. O que é isto de cortarem as plantas antes do seu crescimento? Faz-me lembrar quem não perde a oportunidade de parar na Bairrada para comer o seu leitãozinho! Lembro que é uma cria retirada precocemente da mãe e que ainda mama. É bom não é?...
3ª questão: o design aqui não interessa nada, pois não?
Por último e a principal razão para a colocação deste post (confirma-se mestre?), a malícia da frase principal..... eu prefiro que gostem delas grandes! :)