segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Alto contraste

Bem: vamos lá a ver se o pessoal percebe bem este outdoor do novíssimo "mms" (partido ou movimento patrocinado por todas as operadoras de telemóvel do país...).
Por um lado temos a mensagem escrita, de tom irónico, um pouco à Bloco de Esquerda, que até pode ter piada mas que não é objecto de análise.
O que realmente nos interessa é o tratamento fotográfico de alto contraste (à maneira do famosíssimo cartaz do Che Guevara). Este "mms" diz-se equidistante dos 5 maiores partidos e quer ver os seus líderes na Conchichina mas não é verdade. De facto este movimento tem uma certa simpatia pelo Jerónimo de Sousa e pelo Francisco Louçã, uma vez que os seus altos contrastes até estão bem feitos. Já do José Sócrates (inclusivé) para a direita (Manuela Ferreira Leite e Paulo Portas) o ódio deve ser mesmo visceral pois as suas fotos são absolutamente inenarráveis.
Para os senhores que resolveram fazer este belo trabalho, tenho a dizer o seguinte: lá porque o efeito aplicado no Photoshop é o mesmo não quer dizer que nas 5 imagens o resultado seja equivalente. Depende de variadíssimos factores e todos eles residem na foto original (a cores ou a preto e branco): resolução, localização das luzes e das sombras, qualidade da iluminação, quantidade de meios tons, entre outros.
Se não desse um bom resultado em determinada imagem então faziam o favor de experimentar com uma outra.
Eu não queria falar muito de política, mas é inevitável...

3 comentários:

  1. Teria graça se efectivamente o objectivo fosse escarnecer as figuras presentes no outdoor. Visto os altos contrastes do Jerónimo e do Louçã estarem bem feitos, tal não é concretizado.
    Não deixo de dizer que gosto até de como o resultado final do Sr. Louçã ficou, dá um certo charme ao senhor… Pondo por exemplo a cara horripilante da Sra. Ferreira a um canto…

    ResponderEliminar
  2. e ainda por cima não é "coNchichina" mas sim "cochiNchina"...

    ResponderEliminar
  3. Professor,
    inclusive e não inclusivé!

    GTC

    ResponderEliminar