quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fotografias de grupo


Andava há que tempos à procura de um cartaz político com mais de uma pessoa e cuja fotografia fosse realmente tirada com as pessoas todas juntas. É que são invariavelmente umas montagens muito mal feitas: com fotos tiradas de ângulos diferentes, de cores diferentes, umas focadas outras desfocadas, enfim... trabalho amador!
Finalmente encontrei. Até que enfim, sim senhor. Uma única fotografia de estúdio. Com as duas pessoas lá! É verdade que está cada uma a olhar para seu sítio e até parece que um está com os pés um pouco mais acima do que o outro... mas isso até pode ser artístico.
Mas o melhor de tudo é a iluminação vanguardista que o fotógrafo usou. Devem ser uns focos de luz potentíssimos pois conseguem fazer aquelas sombras muito carregadas e dramáticas que tanto valorizam um cartaz e sobretudo... porque conseguiu que as sombras do Paulo Portas estivessem do lado direito (de quem olha para ele) e as da Teresa Caeiro estivessem do lado esquerdo!!! Ainda vou tentar saber como é que isto é feito! É genial...

3 comentários:

  1. Isso é um outdoor? Parece um anúncio de jornal… Digo isto por causa dos tons das fotografias…
    Bem, mesmo que não o seja toda a iluminação em si está do melhor, não descurando os demais cartazes pelo país fora…

    ResponderEliminar
  2. Há um outdoor exactamente igual, sim, mas isto foi fotografado de um flyer.
    Mas o que importa é a montagem manhosíssima de duas fotos com iluminação cujos focos de luz são antagónicos. Como é o caramelo que faz estas coisas não se apercebe disso?...

    ResponderEliminar
  3. ah ok. Ou como diz nas aulas, como é que alguém, (já nem digo aprovar) não se apercebe duma coisa destas… Acredito que seja difícil coordenar um sessão fotográfica deste tamanho, visto os vários candidatos estarem espalhado pelo país mas ainda assim temos a internet e uma invenção muito boa que é o telemóvel para se poder dar indicações de como se dever tirar as fotos para que tenham uma unidade coerente entre elas… Penso eu de que…

    ResponderEliminar