sábado, 13 de fevereiro de 2010

sonae

É pá! Se calhar vão dizer que é inveja de não trabalhar deste modo... mas começo a ficar farto das empresas com montes de especialistas em ramos profissionais com inúmeros nomes ingleses que acabam em "ing", que cobram escandalosas fortunas e que para apresentar os seus trabalhos fazem uns videos pomposos com vozes hollywoodescas e empolgadas anunciando o novo Messias (http://www.youtube.com/watch?v=WYJdZQK_qO0) e cujo resultado final é... (não vou dizer). Um dos maiores motores económicos portugueses merecia isto?
Alguém tem alguma coisa a acrescentar?
(Só queria adaptar o slogan de Fernando Pessoa Primeiro estranha-se, depois entranha-se para Primeiro estranha-se, depois continua-se a estranhar, e no fim continua estranhíssimo.)
impressão minha ou a intenção de fazer uma coisa modernaça resultou numa coisa datadíssima?...)

10 comentários:

  1. Isto lembra mesmo as marcas de jogos de computador dos anos 80: Space invaders, ZX spectrum, pacman, etc

    ResponderEliminar
  2. Vi o video e é realmente um desastre. Adorei principalmente estas duas frases, "Círculos que se movem em pequenos gestos circulares" e "Energia pura que se reverte em sinergia". Que pérolas! Mais vago e sem sentido seria difícil...
    E quanto ao logo? Foram buscar inspiração ao tempo em que as impressoras de agulhas (dot matrix) reinavam? Lembras-te do antigo logo da Reuters? Eles perceberam que tinham de evoluir, enquanto que a Sonae basicamente andou para trás no tempo.
    Mas voltando ao video; faz-me lembrar a justificação que a Pepsi deu para o novo logo, que podes ler aqui http://www.underconsideration.com/brandnew/archives/in_brief_the_wrong_kind_of_bre.php O que dizer? "Gravitational Pull"? Por favor! Que monte de treta! (Ou como se diz por aqui, "What a bunch of bull sh*t / mumbo jambo!")

    ResponderEliminar
  3. Pois é...
    O tempo que se demora a tentar justificar um trabalho deveria era ser usado em melhorá-lo.
    Muito bom comentário e muito bom blog (o brandnew).

    ResponderEliminar
  4. Não é por nada, mas estes logos estão simplesmente horrorosos. Seja lá quem os tenha feito. E já começa a ser o modo"Picasso" no design grtáfico. Paga-se por um nome e não por qualidade dos trabalhos. Caso se diga, esse tipo de coisas para mim é um pouco indigesta. E como se costuma dizer "cada um cava a sua própria sepultura". Mais cedo ou mais tarde essas empresas perdem o seu crédito a nível de profissionalismo. Sad Reality.

    TSR - DTAG

    ResponderEliminar
  5. Que os senhores da Sonae queiram um logo novo e mais moderno, tudo bem. Mas quando lhes surge uma proposta destas a frente, ao menos q tenham o minimo sentido estético: isto parece que saiu do "Title Screen" de um qualquer jogo duma super nintendo. Lá porque quem o fez seja um grande designer, reconhecido, premiado, ou o que o valha, nao quer dizer que tudo o que faça seja uma obra prima do design. Talvez a estratégia seja parecida à daquele senhor do pingo doce: fazer algo tão mau e irritante que acaba por ser falado em todo o lado. Não acho q seja o caminho a seguir.

    ResponderEliminar
  6. Faz-me lembrar "Vende-se Farturas". Isto era mesmo apropriado para estar numa dessas roulotes com ou sem efeito neon.
    Apenas gosto dum logo que fizeram, é um cinzento e faz um ondulado.

    ResponderEliminar
  7. LOL, vende-se farturas. Acho que são churros ó Zé, é que tem recheio com cor MUAHAHA XD. E os neons, é porque acho que querem fazer uns outdoors luminosos estilo Las Vegas.
    Falando agora mais a sério, até porque quando comentei, não estava com o cérebro no seu melhor estado.
    Enfim, dando uma análise, e porque achei horrível, não posso criticar só porque me apetece, ao menos seja fundamentado.
    O jogo de cores, com os contornos de uma cor de tom mais claro do que a do interior, não funciona muito bem. Além de que quanto mais pequeno for o logo, mais difícil fica de se ler. Tenho como exemplo um logo que fiz para mim mesmo, e aplicado, só funciona num tamanho grande. Perde legibilidade.
    E não é só isso. Fica aqui uma coisa, que pura e simplesmente, não parece equlibrada. Não sei se teria que ver aquilo com melhor resolução.
    Comentando o refraseamento e evolução que o professor deu à citação de Fernando Pessoa ... resulta numa coisa moderna sim.
    Eu por exemplo, reformulei a velha frase do nosso amigo Grego Sócrates, de "Só sei que nada sei", para "Só sei que posso saber mais".

    ResponderEliminar
  8. http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&source=hp&q=orbital%20mix&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi

    os senhores dos "ings" deviam fazer algum googling antes do rebranding. chama-se researching.

    sónia

    ResponderEliminar
  9. Foi um bom exemplo Sónia. Outro exemplo parecido com o que deste, e que também funciona bem, é o logo do programa Curto Circuito. Tanto a versão em sigla, como a por extenso. Esse jogo de palavras acabadas em "ing" saiu bem hehe. :D

    ResponderEliminar
  10. e o filme estreia quando mesmo?

    ResponderEliminar