segunda-feira, 15 de março de 2010

O Joaquim


Vamos lá aliviar a tensão da discussão à volta da identidade da APD com esta pérola que me persegue há uns anos. Eu sei que é costume os posts versarem trabalhos profissionais (até porque não me dá assim muita satisfação criticar trabalhos amadores) mas este está a pedir-me para que eu o publique cada vez que passo por ele na mítica estrada em Cascais que liga o mítico McDonald's de Birre e o não menos mítico e recente Burger King.
Está à beira da estrada e a primeira impressão é que houve um acidente mortal nesse local e que os familiares da vítima, inconsolados com o sucedido, resolveram prestar-lhe uma última, singela e sentida homenagem. Tenho de confessar que cada vez que reparo nesta "coisa", e por breves instantes, ainda penso que seja isso.
Mas... um olhar mais atento (e os leitores podem clicar na imagem se fizerem o favor...) diz-nos que se trata afinal de publicidade do mais fino recorte: "Se quer ter um bom jardim, telefone ao Joaquim". Memorável, no mínimo...

10 comentários:

  1. Realmente notável... não consigo parar de rir... Obrigado.... muito muito obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Vendo por este 'belo arranjo', leva-me a crer que a última ocupação do Sr. Joaquim tenha sido no cemitério. Passou a tratar de jardins, mas… há coisas que não se esquecem…

    Muito bem apanhado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. LOL, concordo plenamente, aquilo é um cenário de cemitério.

    Mais valia mudar para "SE QUER TER UM BOM FIM, TELEFONE AO JOAQUIM" =)

    ResponderEliminar
  4. Muito bom Tiago, muito bom!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, era um trocadilho fácil, mas não resisto em fazê-los. :)

    ResponderEliminar
  6. Só há uma conclusão a tirar: A má publicidade produz mais efeito que a mediana publicidade!

    Juri Faustino

    ResponderEliminar
  7. Se for em termos de aprendizagem, a má publicidade, tem o efeito de mostrar o que é errado a designers em formação, ou mesmo para rir um bocado.

    Falando em termos de má publicidade, e o seu efeito direccionado para as massas, a conversa é completamente diferente. O jogo aí já tem regras mais complexas.

    "People are not toys".

    ResponderEliminar
  8. Mas a questão é precisamente essa! Só por ser riculamente mau é que estamos aqui a conversar sobre o jardineiro Joaquim.
    Só por essa razão é que a fotografia do placard publicitário está neste blog.
    Quantas conversas se terão feito a propósito do slogan: "se quer um bom jardim, telefone ao Joaquim"?
    Embora seja evidente que não é esse o caso do Joaquim!
    Ninguém me convence que slogans e frases publicitárias horríveis como "branco mais branco não há", "o algodão não engana", "sorte nada, Xampa!" e outros que tais, não são criados com consciência de que são mesmo maus, mas na esperança de fazerem passar e perdurar a imagem do produto.

    Júri Faustino

    ResponderEliminar
  9. bah!
    A frase "Embora seja evidente que não é esse o caso do Joaquim!" devia estar no fim!
    Júri Faustino

    ResponderEliminar
  10. Pois, é porque aí não é o design que entra. É o mrketing. E desde que vendam, estão-se a borrar para ter boa qualidade, e boa criatividade.

    ResponderEliminar