segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Força aí!

Eu sei que há magníficos exemplos de cartazes para as autárquicas, mas este apareceu de repente à minha frente neste fim-de-semana e – por mais que me tente abstrair da ideia – não consigo deixar de associar o "Conto com a sua força" com a posição "esforçada" do protagonista do outdoor. E deixo os comentários a quem o quiser fazer.

6 comentários:

  1. AHAH muito bem apanhado… eu tenho duas leituras da posição "esforçada" do senhor candidato mas não me vou desbroncar… :)

    ResponderEliminar
  2. Duas leituras do esforço que o senhor está a fazer?! És pior do que eu! Eu só consigo imaginar um tipo de força em que ele possa estar concentrado e é aquele em que, para o bem da nação, ainda bem que não se vê o senhor da barriga para baixo...

    ResponderEliminar
  3. O sr. pedro do Carmo fez um excelente trabalho de campanha política. Quanto à campanha publicitaria da mesma é que se encontram alguns defeitos, como ter os braços cruzados que em linguagem gestual indicia desconforto com o meio que o rodeia, sendo uma posição de defesa e inquietude; e de terem escolhido cm cores o preto e o vermelho, penso que tb não foi a melhor opção, principalmente no jornal da campanha politica. Contudo, é de louvar o esforço feito para dinamizar esta campanha, desde intervençoes no twiter, a facebook, a hi5 e a forma como ele conseguiu de forma simples ganhar o apoio da juventude da pequena vila de Ourique.
    Alem disso ele sendo uma pessoa forte tambem lhe encaixa bem o slogan "conto com a sua força"

    ResponderEliminar
  4. Eh pah, desculpem lá, mas vocês não pescam mesmo nada de outdoors de política. (Não querendo armar-me em sabichão).
    Primeiro que tudo, aquilo parece patrocinado pelo intermarché (não sou louco, sei que as pessoas são capazes de tudo no subliminar. O pessoal passa ali, e lembra-se que tem que ir às compras, derivado à estética do outdoor subliminarmente puxar a memória da imagem gráfica da instituição, e os preços até são em conta, pelo que se diz nos media). Reparem bem nas cores e na grelha de construção. Parece mesmo um cartaz dessa rede de hipermercados. As letras brancas, e o nome "Pedro do Carmo", com um risco em baixo, como o rasgão da espada do mosqueteiro, e um logótipo ao lado, que faz com que esse conjunto, pareça o logótipo do intermarché. Todo o resto do jogo de cores, assim o puxa, realmente, faz mesmo pensar nisso.
    Falando da análise à postura do senhor. Está lá escrito "conto com a sua força", mesmo ao seu lado. A sua postura, é uma postura descontraída, de braços cruzados, como que num parapeito. Um olhar limpo e calmo, a mostrar serenidade e hunildade. E ao mesmo tempo, uma postura forte, com os braços com uma inclinação a mostrar força "vejam, estou aqui descontraído, mas sou forte". A própria constituição física o mostra, e posição não foi escolhida ao acaso.
    Ou seja, a área a vermelho, menciona a força dele de uma forma com mais impacto, mas dando a imagem às pessoas que por mais forte que seja, também precisa delas.
    Cá em baixo, já está uma frase mais sóbria, numa cor mais sóbria. A frase separa-se e destaca-se do resto. O negro é um vazio, e ali já o indíviduo tem que parar e pensar no seu papel social. "Força Ourique, vamos continuar". Mas no entanto, o senhor que está ali em cima, descontraído, e forte, que precisa dos outros, mas ele é que dá a cara, está sempre lá. O sentimento escuro de solidão que a parte negra mostra, acaba por puxar o público a agarrar-se a ele. "Ele é forte, e também precisa de nós, parece ser de confiança, vamos votar nele".
    Isto é o que eu leio ali, e penso que seja a isso que se quer puxar.

    TSR - DTAG

    ResponderEliminar
  5. Já agora, eu odeio política. Eu não voto.

    TSR - DTAG

    ResponderEliminar
  6. Não me posso esquecer que aquilo é a leitura pretendida a dar. Mas a foto foi fabricada para o efeito, e realmente tenho que concordar com o que o Professor Moreira escreveu em cima. Se acertei no seu pensamento, acho que a foto à primeira vista dá ideia de que ele precisa de um wc rapidamente.

    ResponderEliminar