Eu sei que já toda a gente disse mal – pelos fóruns e Facebooks e outros lugares – da nova campanha publicitária do Pingo Doce na televisão. Que a nova agência de publicidade (nova em Portugal) é manhosa. Que já têm saudades das "receitas do sítio do costume". Toda a gente diz que a música de fundo é antiquadíssima e parece do festival da canção, que a mulher que a canta tem uma voz irritante, que os planos são dos anos 80, e que o gesto que todos os intervenientes fazem no spot é horroroso. Mas este gesto ainda se torna mais estranho nos anúncios impressos.
Vejamos com atenção: o que é que aqueles 3 personagens estão a fazer com as mãos?
a) estão prestes a consultar as cábulas escritas nas palmas das mãos;
b) estão à espera que o desinfectante para a Gripe A que acabaram de besuntar nas mãos seque;
c) estão a chamar o espectador para ir com eles dar uma voltinha pelos corredores escuros do armazém do supermercado (repare-se bem no ar «malandro» delas e dele);
d) estão a fazer uma espécie de gesto religioso;
Aceitam-se outras interpretações...
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu ainda não vi o anúncio televisivo, portanto este é o meu primeiro contacto com a campanha. E de facto a primeira coisa que me perguntei foi, "O que é que é supposto eles estarem a representar?". Para tentar responder à questão li o texto por baixo da imagem e pensei que deve ter alguma coisa a ver com os "preços baixos". Portanto a minha interpretação foi: Os preços são tão baixos (e insignificantes) que conseguirá manusear os nossos produtos como se nada fosse. Isto é, a mensagem que eu obtenho da fotografia é que os intervenientes têm produtos invisíveis nas mãos.
ResponderEliminarNão muito a dizer daquilo que já foi dito… Gostava bem mais da antiga campanha do pingo doce — "BASTA!" — era simples e directa e ia contra às outras campanhas de outras superfícies, meio desleais e que se atafunhavam todos para mostrar melhores preços.
ResponderEliminarJá agora, boas alíneas… :D
Este post merecia ser transformado numa sondagem devidamente credenciada! Apesar de todas as alíneas serem válidas e passíveis de encaixarem na perfeição neste cartaz "magnífico", eu aposto na alínea e) Acabaram de pintar as unhas e não querem estragar a manicure! O rapazito também... é metrosexual! Muito fashion nos dias que correm.
ResponderEliminarA campanha é bastante fraca e cria muito "anti-corpos" nos espectadores/clientes. Particularmente, não gosto de nenhum dos cartazes que sustentam a campanha. Desde bananas e limões demasiado perfeitos e pouco naturais, a peixe com aspecto de ter sido pescado há 15 dias... Será que é esta a imagem que o Pingo Doce quer transmitir? Que o preço baixo é mais importante que a qualidade e frescura do que vende? Que tiro no pé...
a mim parece-me uma campanha de apoio à integração de pessoas com deficiência. aqueles braços parecem ter alguma espécie de deformação/deficiência e, olhando com alguma atenção, podem até reportar às próteses de última geração.
ResponderEliminarMuito obrigado pelos comentários. O verniz das unhas e as próteses de última geração são excelentes análises...
ResponderEliminarO descontentamento é tal que já existe um movimento no Facebook intitulado ‘Gente que não grama o anúncio do Pingo Doce do Duda’. Vou encomendar a t-shirt! :o)
ResponderEliminarAcho que é desta que me inscrevo no dito portal...é uma razão mais plausível que "fazer amigos"! Eh Eh Eh
Eu gosto bastante da campanha. Ela não é feita para quem entende do assunto, atenção , refiro-me que esta camapnha não foi idealizada para Designers gráficos, mas sim para o cidadão comum. Está alegre e chama a atençao, mesmo que "tradicional". Falem bem ou mal, falem.
ResponderEliminarnão foi idealizada "para" mas foi idealizada "por", o que torna as coisas um pouco mais graves...
ResponderEliminarGosto muito da canção do pingo doce porque faz animar os cidadão portugueses.Quem não gosta não a ouve.Dou os meus parabéns ao jm continuam estão num bom caminho.
ResponderEliminarnao torna grave , torna antes realista! afinal o que as pessoas procuram ? nao percebo qual é o problema em que designers pensem primeiro ao que o cidadao comum é sensivel. e nao tem de certeza o mm "olho" que um designer para entender certas campanhas. o designer educa , mas se n for perceptivel é apenas mais um que se esquece vindo outro anuncio. este anuncio abrange muito mais populaçao do que se fosse todo moderno e cheio de efeitos que nao se aplicarariam tao bem a uma camapanha de divulgaçao de um supermercado que se quer tradiconal e o mm de sp.
ResponderEliminar"Gosto muito da canção do pingo doce porque faz animar os cidadão portugueses."
ResponderEliminarfico feliz entao por exisirem movimentos em redes sociais anti nova campanha pingo doce! Por exemplo o group "Acabar com a Música do Pingo Doce" do facebook tem 1096 associados e não acredito que sejam todos designers.
Quanto ao "Quem não gosta não a ouve." é irreal. Pois o dinheiro investido nesta campanha faz com que eu tenha de ouvir q musica cada vez que entro em contacto com qualquer tipo de tecnologia.
Abraços
É verdade sim! que o designer educa! e que pensa no sua sociedade, no que ela precisa e, portanto, para ela trabalhamos!
ResponderEliminarDeste modo, não podemos esquecer o que a população nos diz, e a verdade é que são muitas as opiniões negativas e, se a maioria diz uma coisa, então, devemos concluir que há algo de errado com o anúncio ou que poderia estar a resultar melhor.
Com isto, quero dizer, que também é dever do designer ouvir e perceber onde errou, pois só assim, poderá responder e perceber melhor a sua sociedade, e portanto ser melhor designer!
Queria só pôr um ponto de ordem à mesa.
ResponderEliminarAs pessoas que fizeram esta campanha (ou qualquer outra campanha) não são designers: são publicitários. Claro que no meio da equipa haverá um ou dois designers, mas há sempre uma equipa criativa que define um conceito para uma campanha. A minha intenção de colocar exemplos de publicidade de vez em quando tem por objectivo analisar os seus aspectos gráficos. Neste caso do Pingo Doce achei bem colocá-lo pois era o caso mais quente da semana. A crítica era sobre o conceito e não sobre se são ou não são designers que os fazem. Obrigado pela participação que foi muito "viva".
Parabéns Pingo Doce!
ResponderEliminarA mim aquilo faz-me lembrar uma nova imagem duma cadeia de fastfood. Sorrisos de plástico, fardas e uma marca gráfica que me faz lembrar a pizza hut.
ResponderEliminarTambém me lembrei da das unhas, mas já vim tarde LOL
TSR - DTAG
parece que me estão a chamar para andar à porrada, do tipo, "vá, anda lá..."
ResponderEliminar