quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pingo Doce

Eu sei que já toda a gente disse mal – pelos fóruns e Facebooks e outros lugares – da nova campanha publicitária do Pingo Doce na televisão. Que a nova agência de publicidade (nova em Portugal) é manhosa. Que já têm saudades das "receitas do sítio do costume". Toda a gente diz que a música de fundo é antiquadíssima e parece do festival da canção, que a mulher que a canta tem uma voz irritante, que os planos são dos anos 80, e que o gesto que todos os intervenientes fazem no spot é horroroso. Mas este gesto ainda se torna mais estranho nos anúncios impressos.
Vejamos com atenção: o que é que aqueles 3 personagens estão a fazer com as mãos?
a) estão prestes a consultar as cábulas escritas nas palmas das mãos;
b) estão à espera que o desinfectante para a Gripe A que acabaram de besuntar nas mãos seque;
c) estão a chamar o espectador para ir com eles dar uma voltinha pelos corredores escuros do armazém do supermercado (repare-se bem no ar «malandro» delas e dele);
d) estão a fazer uma espécie de gesto religioso;

Aceitam-se outras interpretações...

16 comentários:

  1. Eu ainda não vi o anúncio televisivo, portanto este é o meu primeiro contacto com a campanha. E de facto a primeira coisa que me perguntei foi, "O que é que é supposto eles estarem a representar?". Para tentar responder à questão li o texto por baixo da imagem e pensei que deve ter alguma coisa a ver com os "preços baixos". Portanto a minha interpretação foi: Os preços são tão baixos (e insignificantes) que conseguirá manusear os nossos produtos como se nada fosse. Isto é, a mensagem que eu obtenho da fotografia é que os intervenientes têm produtos invisíveis nas mãos.

    ResponderEliminar
  2. Não muito a dizer daquilo que já foi dito… Gostava bem mais da antiga campanha do pingo doce — "BASTA!" — era simples e directa e ia contra às outras campanhas de outras superfícies, meio desleais e que se atafunhavam todos para mostrar melhores preços.
    Já agora, boas alíneas… :D

    ResponderEliminar
  3. Este post merecia ser transformado numa sondagem devidamente credenciada! Apesar de todas as alíneas serem válidas e passíveis de encaixarem na perfeição neste cartaz "magnífico", eu aposto na alínea e) Acabaram de pintar as unhas e não querem estragar a manicure! O rapazito também... é metrosexual! Muito fashion nos dias que correm.

    A campanha é bastante fraca e cria muito "anti-corpos" nos espectadores/clientes. Particularmente, não gosto de nenhum dos cartazes que sustentam a campanha. Desde bananas e limões demasiado perfeitos e pouco naturais, a peixe com aspecto de ter sido pescado há 15 dias... Será que é esta a imagem que o Pingo Doce quer transmitir? Que o preço baixo é mais importante que a qualidade e frescura do que vende? Que tiro no pé...

    ResponderEliminar
  4. a mim parece-me uma campanha de apoio à integração de pessoas com deficiência. aqueles braços parecem ter alguma espécie de deformação/deficiência e, olhando com alguma atenção, podem até reportar às próteses de última geração.

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pelos comentários. O verniz das unhas e as próteses de última geração são excelentes análises...

    ResponderEliminar
  6. O descontentamento é tal que já existe um movimento no Facebook intitulado ‘Gente que não grama o anúncio do Pingo Doce do Duda’. Vou encomendar a t-shirt! :o)
    Acho que é desta que me inscrevo no dito portal...é uma razão mais plausível que "fazer amigos"! Eh Eh Eh

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto bastante da campanha. Ela não é feita para quem entende do assunto, atenção , refiro-me que esta camapnha não foi idealizada para Designers gráficos, mas sim para o cidadão comum. Está alegre e chama a atençao, mesmo que "tradicional". Falem bem ou mal, falem.

    ResponderEliminar
  8. não foi idealizada "para" mas foi idealizada "por", o que torna as coisas um pouco mais graves...

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito da canção do pingo doce porque faz animar os cidadão portugueses.Quem não gosta não a ouve.Dou os meus parabéns ao jm continuam estão num bom caminho.

    ResponderEliminar
  10. nao torna grave , torna antes realista! afinal o que as pessoas procuram ? nao percebo qual é o problema em que designers pensem primeiro ao que o cidadao comum é sensivel. e nao tem de certeza o mm "olho" que um designer para entender certas campanhas. o designer educa , mas se n for perceptivel é apenas mais um que se esquece vindo outro anuncio. este anuncio abrange muito mais populaçao do que se fosse todo moderno e cheio de efeitos que nao se aplicarariam tao bem a uma camapanha de divulgaçao de um supermercado que se quer tradiconal e o mm de sp.

    ResponderEliminar
  11. "Gosto muito da canção do pingo doce porque faz animar os cidadão portugueses."
    fico feliz entao por exisirem movimentos em redes sociais anti nova campanha pingo doce! Por exemplo o group "Acabar com a Música do Pingo Doce" do facebook tem 1096 associados e não acredito que sejam todos designers.

    Quanto ao "Quem não gosta não a ouve." é irreal. Pois o dinheiro investido nesta campanha faz com que eu tenha de ouvir q musica cada vez que entro em contacto com qualquer tipo de tecnologia.

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. É verdade sim! que o designer educa! e que pensa no sua sociedade, no que ela precisa e, portanto, para ela trabalhamos!

    Deste modo, não podemos esquecer o que a população nos diz, e a verdade é que são muitas as opiniões negativas e, se a maioria diz uma coisa, então, devemos concluir que há algo de errado com o anúncio ou que poderia estar a resultar melhor.

    Com isto, quero dizer, que também é dever do designer ouvir e perceber onde errou, pois só assim, poderá responder e perceber melhor a sua sociedade, e portanto ser melhor designer!

    ResponderEliminar
  13. Queria só pôr um ponto de ordem à mesa.
    As pessoas que fizeram esta campanha (ou qualquer outra campanha) não são designers: são publicitários. Claro que no meio da equipa haverá um ou dois designers, mas há sempre uma equipa criativa que define um conceito para uma campanha. A minha intenção de colocar exemplos de publicidade de vez em quando tem por objectivo analisar os seus aspectos gráficos. Neste caso do Pingo Doce achei bem colocá-lo pois era o caso mais quente da semana. A crítica era sobre o conceito e não sobre se são ou não são designers que os fazem. Obrigado pela participação que foi muito "viva".

    ResponderEliminar
  14. A mim aquilo faz-me lembrar uma nova imagem duma cadeia de fastfood. Sorrisos de plástico, fardas e uma marca gráfica que me faz lembrar a pizza hut.
    Também me lembrei da das unhas, mas já vim tarde LOL

    TSR - DTAG

    ResponderEliminar
  15. parece que me estão a chamar para andar à porrada, do tipo, "vá, anda lá..."

    ResponderEliminar