quinta-feira, 22 de julho de 2010

Letras manuscritas

Quem me conhece sabe que eu e os tipos a imitar letras manuscritas não nos damos muito bem.
Tudo tem a ver com o facto irritante de todas as letras serem iguais entre si – coisa impossível de acontecer quando escrevemos à mão (conforme tenho defendido, se se quiser uma ou duas palavras escritas à mão, escrevam-se à mão [como o próprio nome indica], digitalizem-se e coloquem-se nos trabalhos de design...).
Ainda assim é difícil vivermos sem estes tipos script sobretudo em convites de casamento e em ementas de restaurantes finos, ou com pretensões a tal). No entanto, é preciso saber usá-las! O desgraçado do type designer gasta o seu suór a desenhar as terminações de cada letra de modo a que elas encaixem na perfeição umas nas outras, simulando assim a caligrafia. Por isso mesmo é criminoso espacejar o texto (com tracking positivo ou negativo) conforme se pode ver no "belíssimo" logo do Garrett 29 (prédio de luxo cujos apartamentos estão à venda por 1 milhão e trezentos mil euros cada).
Já que falo nisto: as maiúsculas em letra manuscrita só podem ser usadas no início de frases ou em nomes. Nunca, mas nunca, escrevam palavras manuscritas em caixa-alta, por favor!...

7 comentários:

  1. Custa-me a crer q alguém use tipos manuscritos caixa alta em frases. É impossível de ler... A menos q seja esse o objectivo.. :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por este blog Prof...
    Obrigado!...(é um bom recordar as suas aulas)
    ;)
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. De nada Sandra... eu é que agradeço aos visitantes.

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente... Qualquer simulação de letras manuscritas num tipo script é um engano. Por mais trabalho que dê escrevê-las, digitalizá-las e depois retocá-las, é sempre preferível fazê-lo já que qualquer trabalho só tem a ganhar com isso.

    ResponderEliminar
  5. Os senhores pouparam no design do logo para se poderem sustentar no mercado imobiliário... :X

    Sempre bem apanhados estes tesourinhos…

    Abraço

    http://www.flickr.com/photos/larsveldkamp/2873684024/in/set-72157607710779069/

    ResponderEliminar
  6. Não sei se pouparam, ainda aí muita gente a comer gato pot lebre.

    ResponderEliminar
  7. O design da letra nem comento porque o professor disse tudo. Partilho da opinião dele. Não andam profissionais a desenvolver as coisas correctamente, para virem pessoas mal formadas, destruir isso.

    ResponderEliminar