terça-feira, 20 de julho de 2010

Vi vam as pala vras par tidas

É impressão minha ou há cada vez mais a tendência de em títulos ou slogans
PAR
TIR AS PA
LAVRAS?
Assim como, por exemplo, na exposição
VIVA
A REPÚ
BLICA.

Se um cliente me pedir para fazer o meu próximo cartaz ou capa de livro com palavras partidas vou dizer-lhe que LA
MENTO
MAS TENHO MUITO RES
PEITO PELAS PALA
VRAS COMO UNI
DADES DE INFOR
MAÇÃO E QUE
DEVEM
SER LIDAS
COMO UNIDADES!

Pode ser giro e modernaço e isso tudo mas...

"
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!" (José Régio)

7 comentários:

  1. Já tinha visto estes cartazes e duas coisas logo me ocorreram:
    A primeira foi que estava realmente um trabalho mau para o nosso português. Não se faz isto a uma língua tão rica e bela como a nossa. Odeio do fundo do coração que partam as palavras desta maneira, a forma em detrimento da função! Não devia ser permitido... o que é que andam a ensinar nas escolas agora?
    A segunda foi, confesso, o que diria o professor Moreira disto.
    E cá está!

    ResponderEliminar
  2. gosto principalmente do pombo em cima do mupi!! ahahahah

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que isto que se vê neste cartaz é a versão corrigida, porque a original era: DJBLUKIADOS e que estava partida sensivelmente da mesma maneira, mas tanto fazia porque quem "lê" "português" deste calibre lê-o de qualquer maneira.
    E eu voto na categorização do português, corrente, erudito e sms.

    ResponderEliminar
  4. Na minha modesta opinião, este caso até não é dos piores, apesar de concordar que as palavras devem ser lidas como unidades, a palavra "desbloqueados" surge neste suporte como uma ilustração, o que não é desculpa, mas ameniza um pouco a coisa... para além de que dado o espaço que ocupa na composição penso que o significado é transmitido sem grandes problemas.. o que já não acontece com a exposição "viva a república", aqui sim um grande erro visto que se trata de uma marca para um evento e que deve ser tratada como tal.
    Apenas digo que se calhar não devemos ser tão rígidos com as regras..

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  5. Talvez seja uma moda ibérica, porque este flagelo está também a afectar a Espanha: http://fontfeed.com/archives/typographic-commercial-for-el-tesoro-publico-by-user-t38/

    ResponderEliminar
  6. Mas é curioso que são os novos tecnicos em design que embarcam nestas "linguagens".
    Deixam de lado a mensagem em prol do "cool".
    Eu confesso que quando vi este anuncio num jornal disse logo que aquilo não se fazia.
    Não é uma publicidade eficaz.
    A mensagem tem de ser clara e directa e aquilo obrigava um leitor a demorar mais tempo e ler a mensagem. Os que ainda lêm, claro.

    ResponderEliminar
  7. é como disse "técnicos de design", que é como o outro diz "operadores de software" e disso não passam por mais cool e trendy que o resultado final possa ser

    ResponderEliminar